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quinta-feira, 7 de março de 2019 aprendizagem, EaD, Educação e Tecnologia, Ensino Superior, Inovação e Educação | 10:00

NOVA MISSÃO E MESMAS METAS

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Em outubro de 2008, após quase cinco anos no Ministério da Educação/MEC, encerrei minhas atividades na Secretaria de Educação Superior/SESu. Convidado pelo então Ministro de Ciência e Tecnologia/MCT, Prof. Sérgio Rezende, assumi a Assessoria Especial do ministro e depois a Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico/SETEC. No MCT, permaneci até fevereiro de 2012, quando fui selecionado, como pesquisador visitante no “Institute of Education/University of London”, para ocupar a Cátedra Anísio Teixeira/Capes.

 

Mais de uma década depois, em outro contexto, repito trajetória similar, migrando da área específica de educação para o setor mais geral de tecnologia aplicada, inclusive em aprendizagem. Após quase cinco anos no setor privado do ensino superior, onde fui reitor da Universidade Estácio de Sá e diretor-executivo de educação a distância e chanceler do Grupo Estácio, assumo a Direção Científica da empresa de tecnologia Digital Pages.

 

A Digital Pages, há quase duas décadas, desenvolve soluções tecnológicas e presta serviços especializados para o desenvolvimento, gestão e distribuição de conteúdos digitais em múltiplas plataformas. Foi pioneira no mercado brasileiro e a Plataforma RDP (Rich Digital Pages) conta com uma base sólida de mais de 30 milhões de usuários, acumulados ao longo dos anos, com clientes como: Organizações Globo, Pearson, VEJA, Folha de São Paulo, Confederação Nacional da Indústria/CNI, Raízen, PWC, Avon, Latam e instituições educacionais como Senac, Ser Educacional, Positivo, Estácio, Ânima, Laureate e Colégio Bandeirantes.

 

A similaridade dos dois contextos, o ano de 2008 e atualmente, é a migração de atividades centradas no ensino em direção a uma nova ênfase em inovação e empreeendedorismo, tendo a educação como elemento comum em ambas os rumos. 

 

No processo de gestão da informação ou no acesso ao conhecimento por parte de profissionais ou instituições podemos colaborar de múltiplas maneiras. Tanto a partir de um espaço estritamente educacional como, alternativamente, via o suporte a empresas, por meio da ênfase em estratégias de aquisição e gestão de conhecimento ou em processos de aprendizagem mediados por tecnologias digitais. 

 

O caminho para o desenvolvimento econômico, social e ambiental sustentável de uma nação passa, necessariamente, pela formação de cidadãos mais conscientes e produtivos e empresas e instituições mais eficientes e competitivas. Assim, desenvolver soluções tecnológicas, disponibilizando conteúdos digitais em múltiplas plataformas, permite prover ferramentas robustas e flexíveis para a criação e o enriquecimento de conteúdos digitais, atendendo os segmentos educacionais e empresariais. 

 

Trata-se de um novo rumo, mas permanecem as mesmas metas associadas a conjugar qualidade com a escala compatível com o tamanho dos nossas necessidades e desafios.

 

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