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sábado, 17 de outubro de 2015 aprendizagem, Inovação e Educação | 07:48

Praia enquanto espaço educacional

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Educação é um processo contínuo e permanente, ao longo de toda a vida e de ocorrência em todos os espaços. Todos aprendem e aprendemos o tempo todo, ainda que cada qual aprenda de maneira única, inclusive na praia. Podemos aprender via projetos e eventos oficiais organizados ou via iniciativas individuais de caráter mais específico, mas não é especificamente desses aprendizados que me refiro neste texto. Aqui trato especificamente daquela educação que fica, que é perene, transcendendo o que é formalmente aprendido.

Em todos os sentidos a praia educa. Educa mais ainda quando a praia é essencialmente pública. Felizmente, temos e preservamos no Brasil as praias enquanto bem público, sendo assim um espaço de aprendizagem que se pretende de convívio harmônico e plural, incluindo nele uma forma de expressão de todos os contrastes, mas necessariamente de convívio dos contrários ou dos diferentes.

O Brasil apresenta uma extensa costa litorânea com 7.367 Km de praias, cujas paisagens e características naturais constituem parte do patrimônio nacional. A Carta Magna, por meio do artigo 20, que enumera os bens pertencentes à União, em conjunto com o Código Civil, através do artigo 99, classificam os bens públicos e caracterizam os bens de uso comum do povo como aqueles que, por determinação legal ou por sua própria natureza, podem ser utilizados por todos em igualdade de condições, sem necessidade de consentimento individualizado por parte da Administração. Assim sendo, nos mares e em suas praias de uso comum os usuários são necessariamente anônimos e os bens devem ser utilizados por todos os membros da coletividade e, consequentemente, ninguém tem direito ao seu uso exclusivo.

Complementarmente, a Lei 7.661/88 instituiu o “Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro – PNGC”, estabelecendo em definitivo que no Brasil as praias todas são bens públicos de uso comum do povo, sendo assegurado sempre livre e franco acesso a elas e ao mar, em qualquer direção e sentido, ressalvados os trechos considerados de interesse de segurança nacional ou incluídos em áreas protegidos por legislação específica. Evidente, portanto, a inconstitucionalidade e a ilegalidade de condomínios que, por exemplo, proíbem o acesso de turistas e banhistas às praias, configurando verdadeiro constrangimento ilegal e flagrante desrespeito às normas em vigor.

Por outro lado, o Brasil é reconhecidamente um país de contrastes, os quais se expressam em todas as suas dimensões e intensidades, inclusive em suas praias. Porém, o fato de termos garantido o caráter público destas, nos obrigou também à educação resultante do convívio. Ou seja, em uma sociedade que se aprimorou em separar a casa grande da senzala, restou a praia como maior território de lembrança da possibilidade do convívio, nem sempre totalmente pacífico, mas certamente um espaço de exercício de aumento da tolerância e uma memória preservada da possibilidade de coexistência quase harmônica entre pessoas que vivem universos bastante díspares.

Claro que há questões estruturais de natureza econômica e social que transcendem aqueles espaços, mas seria horrível imaginar que enquanto não os resolvermos melhor manter os opostos totalmente afastados. Seria absurdo. Restando, portanto, a possível educação positiva do convívio. Do pobre com o rico, do branco com o negro e todas suas matizes. Dos mais escolarizados com aqueles sem nenhuma vivência escolar. Dos silenciosos com os barulhentos. Claro que considero os conflitos e percebo que não são tão raros, mas sei também o quanto se educa quando se convive. Como na prática convivemos bastante, muita educação ocorre, sem que estejamos mensurando ou percebendo.

Se temos o legítimo direito de imaginar um país que um dia saiba diminuir suas diferenças de oportunidades e de acesso a bens e serviços, claramente, mesmo com todos os seus defeitos, os espaços de praia nos permitem um vislumbre daquilo que poderemos ser um dia. Enquanto este tempo de maior harmonia não chega, os brasileiros praticam suas aulas intuitivas de compartilhamento de condições, comportamentos, hábitos e costumes tão diferentes que contribuem para formar parte desta nossa contraditória e rica cultura nacional.

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quinta-feira, 8 de outubro de 2015 aprendizagem, EaD, Educação e Tecnologia, Ensino Superior, Inovação e Educação, Sem categoria | 07:26

Por que nós professores avaliamos os alunos?

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Avaliar certamente tem a ver com aprovar ou não os educandos, mas esse não deve ser o único motivo, talvez nem o principal. Tão ou mais importante que medir o quanto sabem nossos alunos é tentar obter dados que permitam conferir e repensar permanentemente as abordagens educacionais adotadas. Se possível, ao avaliarmos, conhecê-los melhor e porque os conhecemos e os reconhecemos individualmente sermos capazes de traçar percursos de aprendizagem adequados.
Nas abordagens mais comuns boa parte das avaliações se dá via questões ou tarefas que pretendem responder se o aluno sabe ou não sabe. Sendo assim, em geral, importa quase exclusivamente se as repostas às questões estão certas ou erradas. Normalmente, as respostas erradas, além de indesejáveis, são, em geral, inúteis do ponto de vista consequências futuras no próprio processo em curso. O fruto da avaliação, nesta perspectiva mais simplista, não vai além de um atestado que pretende informar se o estudante domina ou não aquele conteúdo específico.
Para os professores mais comprometidos as respostas erradas têm a mesma relevância que as certas. Se as respostas certas atestam algum domínio do conteúdo, as erradas permitem identificar eventuais lacunas, possíveis conceitos equivocados, ritmos adequados de aprendizagem, dificuldades em interpretar texto, falta de foco e concentração, ausência de atitudes e iniciativas etc.
Na verdade, não somente respostas às questões importam, elas se somam a um conjunto enorme de atos, comportamentos, velocidades, reações e capacidades de enfrentar desafios, de forma isolada ou em equipe, que no global evidenciam habilidades e competências muitas vezes difíceis, ou mesmo impossíveis, de serem identificadas somente via testes padrão. As provas tradicionais somente enxergam, quando bem feitas, se as informações foram ou não assimiladas. As demandas do presente, e especialmente do futuro, vão muito além da informação pura e simples e tendem a não ter esse elemento como parâmetro central. Avaliar não ficou mais simples, ficou muito mais complexo.
A título de exemplo, optaria, preliminarmente, por uma comparação com jazz. Observe uma banda de jazz e perceba: (i) que o público sabe identificar diferenças entre uma banda que tem qualidade de outra com menor valor; e (ii) se todos os componentes tocarem solo, também saberão, razoavelmente, identificar quem toca bem e quem não toca tão bem. Insisto nesta comparação, mais uma vez, para destacar que avaliar implica em estimular, sempre que possível, o trabalho em grupo, ressaltando o quão essencial é criar em equipe, mas que tal processo também demanda, em geral, individualizar, permitindo perceber no grupo o que cada um efetivamente fez ou deixou de fazer.
Assim, nas boas “performances” de jazz, ao longo da apresentação coletiva, cada instrumentista é convocado a tocar separadamente. Neste caso, é esperado que o solo contivesse todos os compassos da música, evitando os chamados “riffs”, frases curtas e repetidas de poucas notas. Mesmo assim, talentosos músicos saberão tocar “riffs” com habilidade e competência, alterando suas notas e seus tempos.
Da diversidade e da pluralidade nascem equipes fantásticas, em que, talvez, nenhum deles, individualmente, seja tão diferenciado. Às vezes, o mais discreto e não necessariamente o mais habilidoso instrumentista pode ser, por outras razões, a mola propulsora do grupo. Há, por outro lado, casos de junção de bons músicos sem que os resultados esperados tenham emergido. Há casos desastrosos em que a banda não funciona coletivamente e nem individualmente e o som final sugere mudanças ou reprovações.
Nestes dias próximos do Dia do Professor celebremos aqueles docentes que avaliam para aprovar ou reprovar, mas que vão além. Eles o fazem para conhecer melhor os educandos e ao conhecê-los poder traçar trajetórias específicas que reflitam os caminhos mais adequados de um processo de aprendizagem que demanda ser, cada vez mais, personalizado, ainda que conjugado com grande escala. Parabéns especiais a esses professores que viabilizam quantidade e qualidade e que entendem que todos aprendem, todos aprendem sempre, mas cada qual aprende na sua maneira única.

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segunda-feira, 28 de setembro de 2015 aprendizagem, EaD, Educação e Tecnologia, Ensino Superior, Inovação e Educação, Sem categoria | 17:25

Papel dos Preceptores na Formação de Professores

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Ao introduzirmos na modalidade a distância componentes híbridos envolvendo atividades online e presenciais, somados à incorporação de professores preceptores neste processo, temos a oportunidade de inserir na formação de professores, tanto nos cursos de Pedagogia como de Licenciaturas, um ensino integrado e integrador, explorando a utilização de plataformas digitais e propiciando contatos e usos efetivos de objetos de aprendizagem na educação básica. Almeja-se formandos nestas áreas com a mesma qualidade das melhores experiências tradicionais acrescidas da particularidade de saberem lidar muito bem com plataformas educacionais e a utilização de objetos digitais de aprendizagem.
O ensino híbrido e flexível representa a estratégia educacional com as melhores possibilidades de incorporar as boas experiências das duas modalidades, presencial e a distância. Na educação flexível, via o uso de plataformas e metodologias adequadas, bem como aplicativos e ferramentas digitais amplamente disponíveis, é possível personalizar o ensino de acordo com as especificidades de cada contexto e das necessidades de cada aluno, oferecendo um aprendizado cada vez mais direcionado e efetivo.
Neste contexto, o papel do professor preceptor vai além de fornecer preceitos ou instruções, sendo especialmente um profissional experiente que, por meio de situações e problemas reais, auxilia na formação integral de seus educandos, preparando-os para os desafios do futuro, especificamente neste caso para o exercício da docência na educação básica.
Na sociedade contemporânea, onde a informação está, cada vez mais, totalmente disponibilizada e instantânea e gratuitamente acessível, se consolida a percepção de que todos aprendem e que todos aprendem sempre ao longo de toda a vida. Mais do que isso, esta formação deve evidenciar aos futuros professores que cada educando aprende em seu próprio ritmo e de maneira própria e única. Assim, despertar nos alunos das áreas de Licenciaturas e Pedagogia a percepção de que, fazendo uso de pedagogias apropriadas e de tecnologias inovadoras, temos como, pela primeira vez, conjugar qualidade com quantidade e escala com individualidade. Ou seja, via atendimento personalizado, cabe ao preceptor trabalhar com seus alunos explorando práticas didáticas, ajustáveis e adaptadas a cada contexto específico e a cada grupo de alunos.
Desta forma, o professor preceptor atua, ao longo do curso de graduação, numa combinação muito interessante, tanto como o educador capaz de conjugar teoria e prática, num particular campo de estágio que prepara o futuro professor, como do orientador de estudos integrados a educandos que aprimoram continuamente suas capacidades de aprender a aprender e, assim procedendo, progressivamente se emancipam ao colaborar na aprendizagem dos demais.
O preceptor pode, combinando atividades presenciais e a distância, preparar seus alunos para auxiliar, complementarmente, na utilização em escolas públicas de educação básica de bancos públicos de objetos de aprendizagem. Por exemplo, o MEC tem um bom repositório de objetos digitais de aprendizagem e o seu uso poderia ser muito ampliado se ao longo do percurso formativo na graduação os alunos fossem estimulados a praticar sua adoção junto às escolas de ensino fundamental e médio. Um provável motivo de um uso ainda a ser melhor explorado é que os docentes atuais talvez demandem uma formação complementar. Os alunos dos cursos nesta modalidade poderiam ter como especial tarefa interagir com os docentes, preparando os adequadamente para potencial o uso desses portais.
Assim, caberia ao aluno de graduação em Pedagogia ou Licenciaturas, sob supervisão do preceptor, em sintonia com as escolas de educação básica selecionadas, colaborar principalmente na capacitação dos docentes dessas escolas quanto ao uso de portais de aprendizagem, a exemplo do repositório Banco Internacional de Objetos de Aprendizagem, BIOE. Este citado repositório, a título de ilustração, possui objetos educacionais de acesso público, em vários formatos e para todos os níveis de ensino. Os objetos podem ser acessados gratuitamente, possuindo da ordem de 20 mil objetos publicados, cobrindo todas as áreas, do ensino infantil ao ensino superior e temas de interesse geral.
O BIOE foi criado em 2008 pelo Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, Rede Latino-americana de Portais Educacionais – RELPE e Organização dos Estados Ibero-americanos Seu propósito principal é manter e compartilhar recursos educacionais digitais de livre acesso, mais elaborados e em diferentes formatos – como áudio, vídeo, animação, simulação, software educacional – além de imagem, mapa, hipertexto considerados relevantes e adequados à realidade da comunidade educacional local, respeitando-se as diferenças de língua e culturas regionais. O repositório está integrado ao Portal do Professor, também do Ministério da Educação.
Os materiais publicados neste espaço estão disponíveis gratuitamente aos gestores de políticas educacionais locais, gestores escolares, gestores de repositórios educacionais, bem como os professores da educação básica, profissional e superior, além dos produtores de recursos pedagógicos digitais, pesquisadores e da população em geral. O BIOE pode ser consultado via o endereço eletrônico: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br e é composto de recursos que se encontram em domínio público ou que contam com a devida licença por parte dos titulares dos direitos autorais para visualização, cópia, distribuição ou tradução, permitindo esta licença o uso estritamente educacional, sendo vedada a sua utilização para fins lucrativos.
Assim, a construção de uma educação híbrida e flexível, que incorpore os atributos inerentes da educação presencial às possibilidades ilimitadas da educação a distância, permite formar professores contando com a participação estratégica do professor preceptor. Seu papel na formação dos alunos deverá atender a peculiaridades de cada área de atuação futura e contextualizada especificamente para cada etapa do processo formativo. Conjugar o atendimento personalizado dos educandos via preceptores, especialmente designados para cada um dos momentos dos respectivos percursos educacionais, com o objetivo de emancipação progressiva de todos via o estímulo ao aprender a aprender, é talvez a peça estratégica mais importante das metodologias ativas, baseadas na capacidade de resolver problemas, tendo como frutos formandos com plena competência para enfrentar as demandas educacionais contemporâneas.

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segunda-feira, 21 de setembro de 2015 aprendizagem | 09:48

Conselhos aos educandos do signo de Libras

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libras

Há os que acreditam em signos e há os que não creem. Estou no segundo grupo. O que não me impede de ler as recomendações dos entendidos e crentes. Hoje, excepcionalmente, além de lê-las, também farei minhas próprias previsões. Em espanhol fica bem melhor, mas em português seria: “não creio em bruxas, mas que elas existem, existem…”.

Vamos aos conselhos para os librianos que nasceram ente 23 de setembro e 22 de outubro. Libras ou Balança é o signo governado por Vênus, sendo as características dos nascidos neste signo: encantadores, afáveis, equilibrados e gostam muito de estudar, mesmo que não percebam isso de imediato. A única certeza, por enquanto, é que quanto mais escolaridade, mais diplomáticos e mais sociáveis.

Por outro lado, os librianos são indecisos e facilmente influenciáveis por terceiros, podendo mudar de opinião facilmente e se tornarem muito condescendentes ou irritados. Assim, quanto mais se dedicarem aos estudos, melhor superarão suas eventuais deficiências e fragilidades.

Os librianos gostam de viver e trabalhar em equipe, o que torna fácil explorar este importante aspecto educacional, ou seja a habilidade em lidar com as pessoas e em cada um reconhecer suas qualidades e fragilidades, promovendo as combinações corretas na busca da melhor solução compartilhada de um eventual problema.

Além disso, os nascidos neste signo são em geral muito curiosos, o que é ótimo. O hábito e o interesse em descobrir coisas novas é essencial para uma educação que estimula a investigação. A parte ruim é que, se não estudarem, corre-se o risco de gastarem essa característica em fofocas, dada a relativa propensão em, por fruto da curiosidade, meterem-se na vida ou nos assuntos dos outros.

Atravessamos um período excepcional para negócios aos librianos. Aconselho bolsa de valores e dólar, mas o mais seguro mesmo seria se dedicar aos estudos, aumentando o nível de escolaridade e de compreensão do mundo. Lembrando que, no que diz respeito à bolsa e ao dólar, tudo pode acontecer, inclusive nada. Quanto aos estudos, só coisas boas.

Os librianos são cheios de charme e adeptos do romantismo. Questionam sempre o equilíbrio entre o desejo de liberdade versus a vontade do relacionamento, inerente à famosa indecisão libriana, que vai de um lado a outro, tentando descobrir o que é realmente melhor. A única certeza é que a dedicação a ampliar seus conhecimentos seria fartamente recompensada, até mesmo clareando melhor suas próprias e inatas indecisões.

Através dos relacionamentos interpessoais, os librianos encontram o pleno desenvolvimento da consciência. Isso é crucial tanto para aprimorar o processo cognitivo, facilitando a aprendizagem, como o metacognitivo, no que diz respeito a entender melhor como se aprende, aprimorando sua capacidade de aprender a aprender.

Quem nasce neste signo desenvolve a capacidade de reconhecer no outro um semelhante, assim sendo, estão dadas as condições de ampliar seu potencial de empatia, ou seja, entender o outro por se colocar no lugar do outro.

Por fim, para quem quer saber minhas previsões para o seu dia, vamos a elas: Mercúrio neste momento caminha em seu signo e recebe uma forte pressão de Urano e Plutão, indicando irritabilidade e intolerância. Evite atritos, mantenha a calma e a racionalidade e, por favor, não se envolva em provocações e evite brigas. O momento não poderia mais apropriado para meditar, escrever e dedicar-se à leitura e aos estudos, especialmente de temas do seu interesse profissional ou de cultural geral.

Em suma, há previsões variadas, nem todas darão totalmente certas, especialmente porque não sei seus respectivos ascendentes. Mas sejam eles quais forem, estude, estude sempre, que o futuro certamente será bem melhor. Parabéns, vocês librianos nasceram com essa maravilhosa propensão de apreço ao conhecimento. Essa é sua boa sina, deixem que ela flua e não creiam em bruxas porque, definitivamente, elas não existem.

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segunda-feira, 14 de setembro de 2015 aprendizagem, EaD, Educação e Tecnologia, Inovação e Educação | 18:15

Educação Híbrida e o Preceptor

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Há um relativo consenso ente os educadores de que o ensino híbrido e flexível representa a metodologia com as melhores possibilidades de incorporar as boas experiências das duas modalidades, presencial e a distância. Desta forma, torna-se possível desenvolver metodologias inovadoras que incorporam adequadamente tecnologias digitais ao currículo escolar e às atividades desenvolvidas nas salas de aula, sejam elas físicas ou virtuais.

Na educação flexível, via o uso de plataformas e pedagogias adequadas, bem como aplicativos e ferramentas digitais amplamente disponíveis, é possível personalizar o ensino de acordo com as especificidades de cada contexto e das necessidades de cada aluno, oferecendo um aprendizado cada vez mais direcionado e efetivo.

A educação híbrida significa, em contraposição ao ensino tradicional, uma real possibilidade de enfrentar os desafios contemporâneos. Ensinar, enquanto conceito geral, esteve por muito tempo associado a basicamente transferir conhecimentos, principalmente via aulas expositivas centradas no professor e assentado nas configurações clássicas das escolas tradicionais. O século passado parece ter sido o apogeu, em termos de sucesso, consolidando esta abordagem. Ou seja, as metodologias de ensino associadas estabeleceram com os modelos de desenvolvimento econômicos e sociais dominantes grande sintonia, gerando, no passado próximo, resultados considerados convincentes e satisfatórios.

Os tempos atuais são bem mais complexos, onde os modelos tradicionais evidenciam fragilidades, demandando visões contemporâneas sobre educar, as quais remetem a, principalmente, criar as condições e possibilidades de construção de processos de  aprendizagem  centrados nos educandos, baseados na farta e inédita interatividade viabilizada pelas tecnologias digitais, no imprescindível estímulo individual ao aprender a aprender e, especialmente, na preparação desses educandos para resolver problemas.

Nesta abordagem baseada no estímulo ao aprender a aprender e na solução de problemas, como procedimento padrão, os educadores expõem casos e os educandos, tanto individualmente como especialmente em equipes, identificam e aprofundam os temas, investigam, discutem, interpretam, predizem e constroem possíveis soluções. Este processo se desenvolve via um ensino integrado e integrador, tanto de conteúdos como das distintas áreas de conhecimento envolvidas.

Neste novo contexto, surgem e ressurgem figuras educacionais que visem a propiciar maior eficiência e eficácia às metodologias associadas, bem como às tecnologias inovadoras incorporadas. A mais interessante delas é a possibilidade de uma releitura indispensável do papel inovador do tradicional professor preceptor, lembrando que um conceito não tem necessariamente um único significado definitivo e permanente, mas sim ele é construído por suas relações com os fatos, continuamente ao longo dos tempos.

Classicamente, o preceptor é aquele dá preceitos ou instruções, genericamente confundido com o educador, o mentor ou o instrutor. Especificamente, onde esta figura mais se consolidou até aqui foi na área da saúde, como o responsável por conduzir e supervisionar, por meio de orientação e acompanhamento, o desenvolvimento de médicos residentes e demais profissionais nas especialidades de um hospital. Anteriormente, nos internatos ou mesmo em ambientes domésticos, cabia à figura de um preceptor acompanhar genericamente a educação de uma criança ou de um jovem, preparando para a inserção e socialização desses educandos na vida adulta. Tanto em uma situação como na outra, o preceptor é, essencialmente, um profissional experiente apto a auxiliar na formação integral de seus aprendizes, preparando-os para os desafios do futuro.

Na sociedade contemporânea, onde a informação está totalmente disponibilizada e instantânea e gratuitamente acessível, se consolida a percepção de que todos aprendem e que todos aprendem sempre ao longo de toda vida. Principalmente, fica evidente que cada um aprende em seu próprio ritmo e de maneira própria e única. Assim, fazendo uso de pedagogias apropriadas e de tecnologias inovadoras, temos como, pela primeira vez, conjugar qualidade com quantidade e escala com especificidade. Ou seja, é factível, mesmo em atendimentos de grande massa, propiciar percursos acadêmicos totalmente personalizados, ajustáveis e adaptados a cada educando.

Neste contexto, ressurge o profissional professor preceptor, numa combinação muito interessante dos dois papéis anteriores, tanto como o educador capaz de conjugar teoria e prática, num particular campo de estágio que prepara o futuro profissional, como do orientador de estudos integrados a educandos que aprimoram continuamente suas capacidades de aprender a aprender e, assim procedendo, progressivamente se emancipam.

A construção de uma educação híbrida e flexível, que incorpore os atributos inerentes da educação presencial às possibilidades ilimitadas da educação a distância, demanda a participação estratégica do professor preceptor, contextualizada especificamente para cada etapa do processo formativo, visando a preparação do futuro profissional e cidadão. Conjugar o atendimento personalizado dos educandos via preceptores, especialmente designados para cada um dos momentos dos respectivos percursos educacionais, com o objetivo de emancipação progressiva de todos via o estímulo ao aprender a aprender, é talvez a peça estratégica mais importante das metodologias ativas que pretendam ter plena correspondência com as demandas educacionais contemporâneas.

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quinta-feira, 10 de setembro de 2015 Educação e Tecnologia, Inovação e Educação | 23:41

Estácio de Sá e histórias de pioneirismos

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Este ano a cidade do Rio de Janeiro comemora 450 anos de sua fundação. Quem reclama, com razão, da sensação do convívio com a violência hoje em dia, talvez não consiga imaginar o nível das lutas que marcaram os períodos próximos ao ano de 1565, ano de fundação da cidade, envolvendo portugueses, índios e franceses.
Nossa história começa quando Estácio de Sá, sobrinho de Mem de Sá, terceiro governador-geral do Brasil, foi nomeado por Dona Catarina, rainha de Portugal, capitão de armada com a missão específica de expulsar os franceses da costa brasileira.
Estácio aporta na Bahia ao final de 1563 e depois, passando pelo Espírito Santo, chega ao litoral do Rio de Janeiro. Frente aos conflitos intensos com os índios, Estácio desloca-se inicialmente para São Vicente, onde fica em torno de nove meses, à espera de reforços vindos dos padres Manuel da Nóbrega e José de Anchieta.
Em 01 de março de 1565, Estácio de Sá e sua frota desembarcam em definitivo entre os morros Cara de Cão e Pão de Açúcar, onde fundam a cidade do Rio de Janeiro, dispostos a acabar com o domínio de mais de uma década dos franceses na região.
Os índios tamoios, aliados dos franceses, imediatamente atacam os portugueses recém-chegados. Somente dois anos depois, com reforços enviados por Mem de Sá, os portugueses consolidam seus domínios, contando com o apoio dos índios termiminós, inimigos dos tamoios. Porém, ao longo deste processo de conquista, o pioneiro Estácio de Sá é ferido mortalmente por uma flecha que lhe vazou um olho na Batalha de Uruçu-mirim, vindo a falecer um mês depois do incidente, provavelmente por septicemia decorrente do ferimento.
O nome Estácio de Sá estaria a partir daí marcado para sempre na história, eternizado como fundador daquela que viria a ser conhecida mundialmente como Cidade Maravilhosa. Cidade esta que seria depois capital do país e também estendendo sua denominação ao estado que até hoje a abriga.
Mas não foi somente aí que o nome Estácio e marcas de pioneirismo estiveram associados. Entre tantas organizações que depois fizeram jus a esta bela história e ao uso da denominação, cabe destacar uma delas que neste mesmo ano de 2015 se orgulha de completar 45 anos. A hoje Universidade Estácio de Sá é uma das maiores e mais importantes do país, seja em número de alunos, em evidências de pioneirismo em sua área e, especialmente, em termos de efetivo potencial para cumprir sua maior missão educacional, ou seja, levar educação superior de qualidade para muitos.
A Estácio nasceu no bairro do Rio Comprido, em 1970, fundada por Dr. João Uchôa Cavalcanti Neto, incialmente como faculdade de Direito, transformada posteriormente em universidade em 1988. Atualmente, passados 45 anos, fruto do pioneirismo de seu fundador e dos esforços de todos aqueles que lhe sucederam, a Universidade Estácio de Sá é a matriz do Grupo Educacional Estácio, presente praticamente em todo o país, atingindo mais de meio milhão de matrículas, atendidos por quase dez mil qualificados docentes e cinco mil competentes gestores.
A Estácio atua em todas as áreas de graduação e pós-graduação, tanto na modalidade presencial como a distância, contando também com reconhecidos cursos de mestrado e doutorado, todos com avaliações positivas pelo MEC. Entre as principais missões da Estácio está romper a falsa dicotomia entre prestar atendimentos de qualidade e fazê-lo para muitos. Em geral, para infortúnio do país, quando oportunizamos acesso de qualidade o fazemos, como regra, para poucos e quando atendemos muitos, quase que inexoravelmente, incorporamos má qualidade. A Estácio nasceu, e assim permanece até os dias de hoje, com a tarefa de quebrar este paradigma, harmonizando e conjugando qualidade e quantidade.
Para a comunidade educacional Estácio, que pretende desta forma honrar o nome do fundador do Rio e de seu próprio fundador, a tarefa principal é fazer uso da criatividade e do espirito pioneiro que lhe marcam o nome para viabilizar um empreendedorismo inovador que garanta produtos e serviços que propicie qualidade para todos.

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segunda-feira, 31 de agosto de 2015 Sem categoria | 16:10

Rio, onde é normal ser diferente

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Toda cidade tem sua alma, tal qual ser vivo que de fato é. Decifrá-la é tarefa muito complexa. Fazê-lo projetando a cidade para meio século depois, tentando imaginar como ela será ou como gostaríamos que ela se tornasse, é um desafio gigantesco. Esta semana participei no Rio de Janeiro de um evento onde a questão a ser respondida era qual a cidade que a gente quer para daqui a 50 anos. Construir coletivamente uma resposta é justamente o objetivo do Projeto Visão Rio 500, parte integrante das celebrações dos 450 anos da cidade fundada por Estácio de Sá em 1565. O debate promovido pela Prefeitura se pretende aberto para a sociedade, com uso intenso de plataformas colaborativas e assentado na formação de rede de instituições parceiras. Assim, via o estabelecimento de diálogos com o futuro, o fruto desejado é contribuir com a visão da cidade para os próximos 50 anos, com a intenção explícita de colher elementos que possam nortear a escolha das estratégias, bem como definir as correspondentes prioridades para os próximos anos. O espírito carioca, coerente com sua propensão à bondade, tende a expressar a sua marcante solidariedade com as causas das minorias e dos menos favorecidos. Igualmente, coerente com o perfil do cidadão médio imaginário, é inerente entender a tolerância como predicado associado a um povo que se enxerga principalmente fraterno. Na qualidade de “estrangeiro” e quase recém-chegado, só me cabe testemunhar a favor desses atributos, incluindo o clima cosmopolita e a boa receptividade aos “estranhos”. Elementos esses que vão além da autoimagem, portanto, com raízes razoavelmente fincadas na realidade do comportamento do dia a dia. Ao se procurar escolher um slogan que melhor retrate a cidade naquilo que dela se espera nos seus 500 anos, preponderam, na maioria das sugestões, estímulos à tolerância, manifestos de intenção de que a cidade seja apropriada igualmente por todos e elogios a aspectos de cidadania e de liberdade. Confesso que tenho apreço pela tolerância, mas dela desconfio. Talvez influenciado por uma frase lapidar de Raquel de Queiroz: “tolerância é apenas paciência com um pouco de antipatia”. Da mesma forma, pouco me atrai uma ingênua igualdade, a qual, salvo a igualdade de oportunidades, não sei se desejável na sua forma mais literal e estrita. Nem sei se bem-vinda uma liberdade mal definida, a qual no exercício da sua versão individual nem sempre se mostra compatível com o coletivo, ou vice-versa. Restando a admirável fraternidade cidadã, melhor expressa na forma de empatia, ou seja, de sabiamente entender o outro por se colocar no lugar do outro. Foi então que me veio à mente um slogan que tenha, de fato, a cara do Rio que vemos e reflita aquilo que desejamos para o planejado futuro: “um espaço territorial em que seja normal ser diferente”. Este slogan, no passado, serviu e serve aos portadores de síndrome de Down, mas certamente é suficientemente  inclusivo e extensível a todos. Enfim, o slogan “onde é normal ser diferente” conjuga bem com a requalificação do espaço público, onde todos cabem, com a ampliação de oportunidades de encontro e o reconhecimento do diferente e, especialmente, a universalização do acesso às benfeitorias urbanas. O mais importante é que o Rio, premiado por uma singular beleza herdada de uma natureza exuberantemente pródiga e habitado por um povo alegre e criativo, se permita a, solidariamente, expressar suas múltiplas diferenças. Diferenças que muito mais que toleradas, devam ser naturalizadas por meio do acatamento pleno. Ou seja, em poucas palavras, que aqui no Rio seja totalmente normal ser diferente.

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segunda-feira, 24 de agosto de 2015 aprendizagem, Educação e Tecnologia | 15:37

Aprender a aprender é mais do que aprender

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O ensino tradicional tem como foco central ensinar conteúdos, técnicas e procedimentos. O fruto direto do processo, ou seja, o que se aprendeu é, em geral, considerado mais importante do que o processo em si.

Tal modelo funcionou porque era harmônico com o mundo do trabalho correspondente no qual foi aplicado – ambientes baseados nos modelos de produção fordistas e tayloristas – e coerente com as correspondentes demandas por especialistas com memória apurada aplicada em atividades bem configuradas. Tudo isso em pleno acordo com o contexto geral dos últimos séculos, em especial com o século XX.

Esta solução educacional funcionou tão bem e por tanto tempo que aquilo que era uma metodologia entre várias quase virou sinônimo de método educacional, como se fora único e indiscutível. Desta forma, persistindo como dominante no cenário do processo de aprendizagem até hoje e, quando muito, permitindo variações sobre o mesmo tema, sem alterar sua essência.

Ao privilegiar o conteúdo aprendido sobre a consciência e o amadurecimento do hábito de aprender, predominou a ênfase na cognição, a qual está associada ao ato de conhecer, incluindo os estados mentais associados e os processos do pensamento relacionados à aquisição de conhecimentos. A cognição, com ênfase no saber algo, envolve múltiplos fatores como linguagem, percepção, memória, lógica, raciocínio e outros elementos importantes do desenvolvimento intelectual.

As tecnologias inovadoras, especialmente as tecnologias digitais, fizeram brotar uma sociedade contemporânea bastante distinta daquelas que vivenciamos antes. Pela primeira vez exploramos a oportunidade de termos informação plena e total, instantaneamente e gratuitamente acessível. Um dos reflexos decorrentes desta revolução diz respeito ao fato de que cognição perde sua centralidade, abrindo espaço, em termos de relevância, para um conceito mais amplo, a metacognição.

Metacognição, etimologicamente, significa “para além da cognição”, ou seja, a faculdade de conhecer o próprio ato de conhecer, associado à consciência dos atores envolvidos no processo de aprendizagem acerca de como se aprende ou como se ensina. O conceito de metacognição está relacionado ao ato de pensar sobre o próprio pensamento, onde a reflexão e a autoconsciência sobre a maneira como se aprende tornam-se, progressivamente, mais importantes do que o próprio ato de aprender em si.

Assim, mais importante do que aquilo que se aprendeu é se, ao longo do processo de aprendizagem, ao educando foi possível adquirir mais clareza acerca de como ele aprende, aumentando o seu nível de consciência sobre os mecanismos segundo os quais o processo pessoal ou coletivo de aprendizagem se desenvolve.

Neste novo contexto, o complexo aprender a aprender passa a ser mais relevante do que o simples aprender. O simples aprender tem tudo a ver com um mundo em que o período escolar estava circunscrito a um período limitado da vida. Em tempos passados, os profissionais, uma vez graduados, estavam prontos para suas missões e demandas futuras e, via de regra, sobreviviam de forma satisfatória no mundo do trabalho. O sofisticado aprender a aprender estabelece compatibilidade com educação ao longo da vida, com o conceito de  educação contínua e permanente.

Em suma, a cognição se preocupa quase que exclusivamente com constatar se o aluno aprendeu ou não (sabe ou não sabe); a metacognição inclui, com igual peso, o quanto o educando e o educador percebem a forma e os mecanismos com que eles próprios aprendem e ensinam (preparação ao saber resolver, portanto). Neste sentido, a cognição, associada ao aprender, atende ao passado e a metacognição, associada ao aprender a aprender, contempla o futuro.

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segunda-feira, 17 de agosto de 2015 Educação e Tecnologia, Inovação e Educação | 15:31

Inovar é garantir qualidade para muitos

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Inovar foi a grande marca do século XX. Ao longo da história, o significado de inovação nem sempre foi o mesmo. Certamente os tempos atuais e o contexto específico do Brasil demandam refinamentos e especificidades de seu significado.

No século passado, do conhecimento científico se fez a tecnologia, a qual chegou abundante ao mercado na forma de inovações. Estas, por sua vez, resolveram problemas e ganharam escalas compatíveis com um planeta cada vez mais globalizado. A mais comum e aceita definição clássica deste tipo de inovação foi cunhada por Joseph Schumpter como sendo qualquer novo produto ou processo, bem como uma nova funcionalidade de um produto já existente, que atendessem demandas.

Adotou-se também associar a capacidade de inovação como principal referência para estabelecer a competitividade entre os países, ao lado da qualidade da educação, taxa de poupança (se alta, baixa juros e barateia o crédito) e estabilidade macroeconômica. Especificamente sobre investimentos em pesquisa e desenvolvimento, matriz do processo de inovação, a título de exemplo, os Estados Unidos investem algo em torno de 2,7% do PIB, onde somente 0,7% vem diretamente do Governo e o restante do setor privado. O Brasil, além de investir menos, algo em torno de 1,2%, 0,7% vem do Governo. Ou seja, o setor privado nacional investe aproximadamente quatro vezes menos, em percentuais dos respectivos PIBs, do que aplicam as empresas americanas.

Novos tempos sugerem novas abordagens e a maior novidade contemporânea é a emergência de uma sociedade caracterizada pela inédita informação plenamente acessível, instantaneamente disponibilizada e progressivamente gratuita. Neste novo contexto, espaços de economias baseadas em compartilhamento passam a se apresentar como candidatas a se tornarem dominantes, em detrimento dos setores clássicos da economia. Mais do que possuir bens genéricos, comportamento típico do século passado, a população passa a almejar, prioritariamente, a garantia de acesso a serviços de qualidade.

Corremos o risco de permitir uma sociedade excludente sem precedentes, onde as diferenças entre os que têm total acesso, comparadas com os que nada têm, podem ser ampliadas ainda mais. Bem como temos a oportunidade de seu oposto, ou seja, fazer uso das tecnologias digitais  inovadoras e viabilizar comunidades mais inclusivas e sustentáveis, onde o acesso a produtos e serviços de qualidade é estendido a muitos.

O Brasil tem provado ser um país capaz de prestar atendimentos de qualidade, desde que para poucos, ou então para muitos, desde que sem garantias de qualidade. Não aprendemos, infelizmente, fazer as duas coisas, qualidade e quantidade, ao mesmo tempo.  Harmonizar bom nível e escala é a mais importante inovação que o país precisa. Em certo sentido, ainda somos arcaicos, avançamos pouco além do que há tempos atrás foi descrito por Gilberto Freyre em “Casa-Grande & Senzala”.

No campo da educação, bem como na saúde, houve avanços, mas eles seguiram a regra da não inovação. Universalizamos em grande escala com má qualidade, bem como registramos, como exceções,  localizados centros de excelências.

Propiciar qualidade para poucos ou então ofertar qualidade precária para muitos não é inovar, é repetir o passado sem graça. Inovar no Brasil de hoje é romper as barreiras que separam a Casa-Grande da Senzala, viabilizando qualidade para muitos.

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terça-feira, 11 de agosto de 2015 Sem categoria | 13:17

O país do futuro está apaixonado pelo seu passado

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Se há uma sensação coletiva que se possa chamar de generalizada neste momento no Brasil é a de que, mais uma vez, o almejado futuro não se materializou. Ou seja, o sonhado desenvolvimento econômico, social, ambiental e cultural sustentável dá espaço ao sabor de frustração e ficamos, os mais otimistas, no aguardo de um novo ciclo, cuja data de inauguração não foi sequer anunciada.

Sabemos crescer, mas não sabemos fazê-lo de forma sustentável. Temos uma riqueza natural e humana reconhecida mundialmente, mas ela parece periodicamente perder para nossas fragilidades. Identificar as complexas causas das recorrentes derrotas é tarefa hercúlea e fruto de muita controvérsia. Tal cenário, onde a esperança parece adormecida, é acompanhado de modesta inspiração para produção cultural.

Um destacável reflexo de nossa pobreza cultural contemporânea são nossos olhos voltados ao passado como nunca. A ausência de aderência ao presente e a falta de perspectiva de futuro próximo nos faz estimular no mundo da cultura um evidente apego sem precedentes pelo passado.

No campo da música, jamais se ouviu com tanto vigor os artistas das décadas de 60 e 70. Mesmo entre os mais jovens, muitos findam por estabelecer entre seus ídolos aqueles mesmos que foram de seus pais, refletindo possivelmente que temos uma geração tímida de novos artistas.

No teatro, particularmente os musicais, exatamente onde o Brasil mais avançou, é sintomático que quase todos os grandes sucessos dos últimos anos estejam dedicados a recuperar a vida de artistas antigos, a exemplo de Tim Maia, Elis Regina, Cazuza, Chacrinha, Simonal, Raul Seixas, Cássia Eller, Imperial e tantos outros. Isso tudo talvez reflita um país desgostoso com seu presente, sem claras perspectivas para seu futuro e buscando no seu passado recente motivos para continuar a crer na sua história.

No cinema mesmo com novidades pontuais de valor na praça, a revalorização recente de personagens antigos como José Mojica Marins, o famoso Zé do Caixão, é sintoma claro da possível ausência de produção atual mais significativa, em profundo contraste com a pujança da vizinha Argentina nesta área. Neste caso específico, evidenciando que nem sempre as crises econômicas estejam irremediavelmente associadas à pobreza de produção cultural, mas no Brasil, infelizmente, amargamos a possibilidade de estarmos vivendo todas elas simultaneamente.

Ainda que não seja o objetivo deste breve texto apontar possíveis causas, dado que por serem múltiplas e complexas qualquer simplificação estaria errada ou insuficiente, não há como não perceber que falhamos, ao menos parcialmente, na educação. Nesta área tivemos sim sucessos, inegáveis por sinal, como universalizar a educação fundamental, ampliar de forma significativa o acesso ao ensino superior ou a construção eficiente de um respeitável sistema nacional de pós-graduação.

Por outro lado, claramente falhamos em conjugar qualidade e quantidade. Quando universalizamos ou ampliamos de forma significativa, o fizemos com rebaixamento de qualidade. Quando ofertamos qualidade, o fizemos para poucos, muito poucos. A inovação que deixamos de criar foi ofertar qualidade para muitos. Esta sim, a meu ver, se não é a única, é a principal razão da sensação de fracasso que nos move a olhar para trás e de forma saudosista pedir mais uma chance de sermos, mais uma vez, o país do futuro.

Eppur si muove e voltaremos ao tema com mais detalhes posteriormente.

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