Publicidade

sexta-feira, 19 de agosto de 2016 aprendizagem, Educação e Tecnologia, Inovação e Educação | 08:10

O método na história da humanidade

Compartilhe: Twitter

metodo

Os humanos, desde suas primeiras formas de organização social, tentam compreender a natureza ao seu redor e a eles mesmos. A ciência diz respeito à parte do conhecimento advindo de métodos analíticos e sistemáticos, baseada especialmente no método científico, o qual foi consolidado no século XVII por personagens como Galileu e Descartes, entre outros. O método científico não é a única forma de tentar entender o mundo, mas tem sido o padrão dominante desde então. A palavra método, originária do grego, significa encaminhamento ou busca, em oposição ao acaso e ao aleatório.

 

O método científico é baseado na observação, hipótese, experimentação e verificação. Este método encontrou na Europa dos séculos XVII e XVIII terreno fértil para promover uma cultura racionalista, ancorada em hábitos científicos e exercícios de raciocínios sistemáticos. Destaque para a publicação do Principia em 1687 por Isaac Newton, marcando com as Leis de Newton e a Mecânica Newtoniana o amadurecimento definitivo do método científico. Nos séculos seguintes, a partir do desenvolvimento de áreas como a Termodinâmica e o Eletromagnetismo e de invenções como a máquina a vapor e os motores, estavam dadas as condições para a Revolução Industrial, consolidadora da sociedade moderna.

 

Para entender o mundo contemporâneo não há regras prontas ou receitas definitivas, muito menos garantia de sucesso pleno na empreitada, mas certamente é tarefa árdua sem conhecer as origens do método e do pensamento científico. Especialmente as fundamentais contribuições da Grécia Antiga e o papel relevante do período compreendido entre o fim da Idade Média e o Renascimento, quando são estabelecidos os ambientes nos quais surgem as bases da ciência moderna. As relações entre ciência, tecnologia e produção que marcam os últimos três séculos podem ser melhor caracterizadas a partir da compreensão do período anterior, o qual ilumina o presente e permite algumas considerações sobre o futuro que ainda nos aguarda.

 

Para colaborar na tentativa de melhor compreender e divulgar este tema, juntamente com outros autores, redigimos a obra “Método Científico & Fronteiras do Conhecimento”, publicado em 2003 pela Editora CESMA. A parte especificamente de minha autoria, referente ao Método Científico, está disponibilizada a todos os interessados em vários formatos, entre eles em videoaulas.

 

Aos que se interessarem pelo assunto, disponibilizo abaixo links para assistirem três vídeos, os quais hoje são partes integrantes da Disciplina “Bases Físicas para Engenharia” da Estácio. No primeiro, é desenvolvida uma abordagem geral sobre o tema. No segundo, uma breve introdução sobre a origem do universo, o surgimento da vida no planeta Terra e as primeiras experiências dos humanos vivendo em sociedade até o final da Idade Média. Na terceira e última parte, as relações entre a ciência moderna e a tecnologia por ela engendrada e as bases da sociedade moderna são apresentadas.

 

Parte 1: http://portaldoaluno.webaula.com.br/cursos/O03473/Aula1/___A/01BasesFisicas.mp4

Parte 2:

http://portaldoaluno.webaula.com.br/cursos/O03473/Aula1/___A/02BasesF%C3%ADsicas.mp4

Parte 3:

http://portaldoaluno.webaula.com.br/cursos/O03473/Aula1/___A/03BasesFisicas.mp4

 

Autor: Tags: